top of page

Manifestações de 2013. Não era por 20 centavos?... Pelo que era? 4 documentários online!

  • filosofandoporai
  • 18 de mar. de 2016
  • 2 min de leitura


Onde você estava em junho de 2013? Por que aquelas pessoas foram às ruas? Como a mídia e a opinião pública trataram aquelas manifestações?


Diante da farofa que a política brasileira vive, essa mistura de novela mexicana com série americana, parece sensato (ou, pelo menos, pertinente) tentar entender o início disso tudo... Afinal, toda história sem pé nem cabeça tem alguma explicação, e normalmente, ela está no início.

Logo, separamos 4 documentários sobre as manifestações de 2013, ou seja 4 pontos de vistas diferentes, justamente para colorir o debate.

Para assistir é só clicar na imagem!

 

A partir de agora - as jornadas de junho

(Para assistir, é só clicar na imagem.)

Sinopse

Ano: 2014; Direção: Carlos Pronzato; Duração: 1h12m.

Realizado a partir de entrevistas com ativistas de cinco capitais brasileiras, o material não é apenas uma ferramenta para o debate e a compreensão das Jornadas de Junho, mas também um instrumento de organização da luta política.

 

Junho, o mês que abalou o Brasil

(Para assistir, é só clicar na imagem.)

Sinopse

Ano: 2014; Duração: 1h11m.

O documentário Junho – O Mês Que Abalou o Brasil, mostra as manifestações que tomaram diversas cidades do Brasil em junho de 2013. A revolta de proporção nacional ganhou expressão em São Paulo, quando uma passeata contra o aumento das tarifas do transporte público foi duramente reprimida pelas forças policiais. As reivindicações aumentaram, havendo protestos contra a corrupção, falta de serviços públicos e gastos excessivos com a Copa do Mundo. O movimento evoluiu, ganhou o país e mais de um milhão de pessoas foram às ruas.

 

Com vandalismo

(Para assistir é só clicar na imagem.)

Sinopse

Ano: 2013; Produção: Coletivo Nigéria; Duração: 1h 12min.


"SEM VANDALISMO!" repetiam gritando parte dos manifestantes que ocuparam as ruas de Fortaleza. Mas na multidão das manifestações, que explodiram no Brasil em junho de 2013, outros grupos empregaram métodos mais diretos. Tachados de "vândalos", foram criminalizados por parte da grande mídia, antes mesmo de serem ouvidos. Este documentário vai à "linha de frente" para registrar os confrontos e entrevistar os manifestantes para mostrar as motivações dos atos de desobediência civil.Para saber mais: https://www.facebook.com/coletivoNigeria/

 

Os gritos da rua

(Para assistir, é só clicar na imagem.)

Sinopse

Os gritos da rua acompanha as manifestações ocorridas em Goiás e Goiânia, desde abril de 2013.

 

Para assistir a outros documentários semelhantes clique aqui!

Comments


Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
  • Pinterest - Black Circle
  • Instagram - Black Circle
bottom of page